Notícias

    ATP e Antaq assinam Termo de Cooperação Técnica entre os TUPs

    A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) oficializaram, na tarde desta segunda-feira (3/10), um acordo para esforço conjunto de ações voltadas ao crescimento das atividades dos portos organizados e instalações portuárias de Terminais de Uso Privado (TUPs). O presidente da ATP, Murillo Barbosa, assinou o Protocolo de Intenções durante a abertura do 29º CooperaPortos. Com o tema o "Papel do setor portuário na transição energética", o evento híbrido tem programação até quarta-feira (5/10), no Porto do Açu (RJ), e reúne representantes dos setores público e privado.

    O Cooperaportos é um evento de referência nacional em gestão ambiental portuária e foi criado em 2000, através de um termo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e os portos do Brasil, mas ainda não era efetiva a presença dos TUPs.

    De acordo com o Protocolo assinado, o objetivo é reunir “esforços necessários para promover o desenvolvimento de projetos e ações”, além do intercâmbio de informações e de boas práticas entre as diversas empresas e entidades do setor portuário do Brasil, área acadêmica e órgãos públicos.

    As ações englobam as áreas de governança, gestão de qualidade, gestão ambiental, gestão de saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social, operações portuárias, pesquisa, desenvolvimento e inovação. A atuação conjunta também tem como foco o ESG, sigla em inglês relacionada a boas práticas ambientais, sociais e de governança.

    “A sustentabilidade é um tema especial para a ATP, e o intercambio intenso que proporcionamos entre os TUPs, via comitê, é essencial. O termo de cooperação vai estimular uma série de ações e indicadores importantes. Quero agradecer aos idealizadores do Cooperaportos, à Antaq e ao Porto do Açu, que dedica 40 Km² à preservação ambiental e agora investe em energia limpa. Então, nada mais propício do que esse exemplo”, disse Barbosa.

    O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, ressaltou a importância dos TUPs para o setor portuário. "Para nós, o ingresso dos TUPs vai agregar muito ao CooperaPortos, pois os terminais são exemplos de inovação em sustentabilidade, que é um tema fundamental para a nossa agência", afirmou.

    No país em que os portos foram responsáveis por 98,1% do total de exportações em toneladas no ano passado, a ATP reúne 31 empresas associadas e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUPs), que respondem por 60% da movimentação portuária brasileira.

     
     
     
      

    Tathiane Mesquita
    Coordenadora de Comunicação / Communication coordinator
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880
    tathiane@portosprivados.org.br

     
    Publicado em 03/10/2022
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF