Notícias

    DP World Santos explica modelo de análise e aplicação prática da Aresp

    Apresentação sobre Análise de Risco nos terminais faz parte das ações do Comitê de Segurança da ATP

    Profissionais da Área de Análise de Riscos esclareceram dúvidas sobre o modelo

    A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) promoveu hoje uma apresentação online feita por sua associada DP World Santos sobre como funciona a aplicação prática da Análise de Risco com Ênfase em Segurança Portuária (Aresp). A ação, que reuniu cerca de 30 participantes, faz parte das atividades do Comitê de Segurança da associação. O modelo da Aresp, que está em fase de desenvolvimento e validação, foi apresentado por profissionais da área de Análise de Riscos da DPW.

    Na ocasião, o Diretor Presidente a ATP, Murillo Barbosa, destacou a importância da troca de conhecimento. “Vivemos na era do compartilhamento e do aprendizado conjunto. A ideia é contarmos com a colaboração de uma associada que já está pondo em prática a metodologia da Aresp”, assinalou.

    O gerente de Análise de Riscos da DPW, Frederico Abdalla, lembrou da iminência da aplicação da Aresp nas instalações portuárias pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis). “Vão implementar algo que precisamos nos preparar”, alertou. Ele apontou que o Estudo de Avaliação de Riscos da DPW determina as partes mais suscetíveis, riscos, vulnerabilidade e consequências de um incidente.

    Já o técnico de Análise de Riscos da DPW, Cesar Almeida explicou que a avaliação será feita em dois momentos distintos: para analisar o risco inerente e o risco residual. O primeiro não considera as ferramentas de controle que existem atualmente. Já o segundo, faz uma análise considerando a estrutura de controle. Os dados são preenchidos em uma planilha fornecida pela Conportos. No arquivo são inseridos os fatores de vulnerabilidade do terminal, como ameaças, ações adversas e valoração das consequências.

    A Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, enfatizou a relevância das ações do Comitê de Segurança da associação, que vem promovendo o diálogo entre a Conportos e os representantes de TUPs, além de aula online sobre a Aresp, realizada no último dia 30 de junho, com cerca de 400 participantes.

    “O Comitê é troca de ‘know how’, um espaço para debate e sugestão de melhorias. Vamos seguir acompanhando com a Conportos como será o processo de construção e implementação da Aresp”, disse a Diretora. Para saber mais sobre a Aresp, acesse o conteúdo disponível no site da ATP.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 17/07/2020
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF