Sobre a atp
Propósito: Liberdade de empreender
História
A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) foi criada em 24 de outubro de 2013 para representar os interesses e atuar em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente representa 34 empresas de grande porte e congrega 68 Terminais de Uso Privado do País.
As associadas da ATP, juntas, movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresasque se destacam por suas performances positivas e por recordessucessivos de movimentação. Atuam em áreas fundamentais da economia brasileira, como os setores de mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.
A ATP tem como foco um trabalho de articulação constante com o governo, entidades públicas e privadas para garantir segurança jurídica e um ambiente de negócios favorável ao investimento. Promove a participação ativa do empresariado nas discussões técnicas e jurídicas com o objetivo de contribuir para o crescimento dos Terminais de Uso Privado no Brasil.
Para tanto, atua em cerca de 25 frentes de trabalho, possui cinco Comitês, elabora projetos e estudos de fomento aos investimentos públicos e privados voltados ao aprimoramento e a modernização da infraestrutura portuária brasileira.
MISSÃO
Representar os terminais portuários privados, buscando o desenvolvimento de um ambiente favorável ao investimento e à competitividade do setor.
VISÃO
Ser referência para o desenvolvimento da infraestrutura portuária.
VALORES
Valorização profissional
Ética e transparência
Responsabilidade socioambiental
Excelência empresarial
Comprometimento e agilidade