


Dia 10 de fevereiro, em Brasília, a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou a 10ª edição do Prêmio ANTAQ, que fomenta a pesquisa, a produção técnico-científica e as melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
Confira os terminais privados, associados ATP, que foram vencedores:
Desempenho Ambiental
Na categoria Maior Índice de Desempenho Ambiental - Terminais de Uso Privado acima de 5 milhões de toneladas movimentadas no ano, foram quatro instalações premiadas em 1º lugar:
1º lugar: Ferroport Terminal de Minério
1º lugar: Porto Itapoá
1º lugar: Portonave - Terminais Portuários de Navegantes
1º lugar: Vale - Terminal Marítimo de Ponta de Madeira.
Na categoria Maior Índice de Desempenho Ambiental - Terminais de Uso Privado até 5 milhões de toneladas movimentadas no ano:
1º lugar: Porto do Açu.
Artigo Técnico Científico
3º lugar: Porto do Açu: Gestão Integrada da Qualidade do Ar em Complexos Industriais: estudo de caso do Porto do Açu
Iniciativas Inovadoras
Para essa categoria, foram consideradas iniciativas que atenderam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).
1º lugar – Porto do Açu: Reuso do Sedimento de Dragagem para Construção Civil
3º lugar – Vale: Inovação Sustentável no Controle de Poeira e Umidade em Pilhas de Minério
A conquista dos associados ATP no 10º Prêmio ANTAQ reforça o compromisso dos terminais privados com a excelência operacional, a sustentabilidade e a inovação no setor portuário brasileiro. A ATP parabeniza todos os vencedores por elevarem, mais uma vez, o padrão de qualidade e responsabilidade do setor.


