


ATP participa do Port_Performance_Summit_Brasil 2025 e debate o uso de Inteligência Artificial na eficiência dos terminais privados
No último dia 02 de outubro, em São Paulo, a ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou do evento Port Performance 2025, que reuniu profissionais, autoridades e líderes do setor portuário para debater as mais recentes inovações tecnológicas, automação e digitalização com o objetivo de aumentar a produtividade, eficiência, sustentabilidade e competitividade dos portos e terminais brasileiros.
Murillo Barbosa, diretor-presidente, moderou o painel sobre “Cases de Eficiência com o Uso de Inteligência Artificial nos Terminais Privados”, que reuniu grandes nomes do setor, que compartilharam experiências e resultados concretos do uso de IA em suas operações:
⚙️ André Giovani Leal Furlan, da Transpetro - Petrobras Transporte S. A.: IA na otimização de operações: um modelo de previsão e um modelo de análise em tempo real.
⚓ Juliane Castro Carneiro, do Porto do Açu: IA embarcado em câmera e em processos
🚢 Marcio Mateus, da DP World: IA no controle de agendamentos e de entrada e saída de locomotivas e vagões
🚛 Alex Bruno de Almeida Ribeiro, da Ferroport: Chatbot com IA para compartilhamento de informações; detecção de contaminantes em correias transportadoras; Reconhecimento facial para gestão de acessos; Plano de adoção do MS Copilot para colaboração e produtividade.
A conversa destacou como a transformação digital e o uso de tecnologias inteligentes estão impulsionando ganhos de produtividade, segurança e sustentabilidade nos portos privados do Brasil.