


O CENTRAR-ES da ATP realizou reunião nesta terça-feira (02/06), reunindo representantes dos terminais associados do estado do Espirito Santo para discutir temas estratégicos relacionados à infraestrutura, regulação e desenvolvimento.
Entre os principais assuntos debatidos esteve o acompanhamento das discussões sobre o VTMIS e seus impactos para os terminais, incluindo a análise dos desdobramentos regulatórios e das medidas em avaliação para defesa dos interesses do setor.
A reunião também abordou a proposta de reajuste da Tabela I da Vports, com destaque para os possíveis impactos sobre os terminais localizados em Barra do Riacho e para as iniciativas que vêm sendo conduzidas junto à ANTAQ em busca de maior transparência e equilíbrio tarifário.
Os participantes receberam ainda uma atualização sobre o Parklog, iniciativa voltada à integração e ao planejamento da infraestrutura logística do norte capixaba, envolvendo portos, ferrovias, rodovias e demais empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento regional.
Outro tema de destaque foi a retomada das discussões para realização de um workshop técnico sobre calado dinâmico, hidrografia e navegação, iniciativa que deverá contar com a participação de especialistas do setor e representantes da Marinha do Brasil.
Por fim, foram debatidos temas de interesse institucional relacionados à transparência regulatória, à infraestrutura portuária e aos desafios futuros da atividade portuária, reforçando o compromisso dos terminais associados com o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor.


