Notícias

    Sustentabilidade e infraestrutura portuária em destaque

    A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou, nesta segunda-feira (23), do seminário “Perspectivas Estratégicas para o Licenciamento Ambiental no Setor Portuário”, promovido pelo Grupo Ambipar, no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília.

    O evento reuniu representantes do governo federal, órgãos reguladores, autoridades ambientais e lideranças da infraestrutura para discutir caminhos para a modernização, a desburocratização e o fortalecimento do licenciamento ambiental no setor portuário, com foco na promoção de investimentos e na sustentabilidade da infraestrutura aquaviária brasileira.

    A diretora executiva da ATP, Gabriela Costa, integrou o painel “O impacto do licenciamento ambiental no planejamento dos investimentos portuários”, ao lado de Rafaela Gomes, do Ministério de Portos e Aeroportos; Daniella Barros, da Vale; Cristiano Della Giustina, da Infra S.A.; Thomaz Toledo, da CETESB; e Caio Cunha, do Porto do Açu.

    No Seminário, especialistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, portos, organismos internacionais e entidades setoriais discutiram soluções para tornar os processos de licenciamento mais eficientes, promovendo segurança jurídica, atração de investimentos e desenvolvimento sustentável para o setor. A programação ainda contou com a participação de representantes das associadas Hidrovias do Brasil e Porto Itapoá, que contribuíram para as discussões sobre integração de programas socioambientais e os desafios do licenciamento ambiental nos diferentes contextos portuários do país.

    Publicado em 24/06/2026
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 Bloco J Torre B Sala 601 - Ed. Clésio Andrade
    CEP: 70.070-944 - Brasília/DF