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    A relevância do setor portuário nacional para o novo Governo

    O segmento portuário está de parabéns pelas recentes indicações daqueles que, nos próximos anos, serão os responsáveis pela formulação da política pública para o nosso setor bem como na atuação como o Poder Concedente.

    Temos questões importantes a resolver, tais como prorrogação do Reporto, aperfeiçoamento do marco legal, qualificação do trabalhador portuário, acessos terrestres e aquaviários, adequação de poligonais dos portos públicos, desestatização dos portos organizados, entre outras. Esses temas já faziam parte da nossa pauta de discussão com o governo, quer tratadas pelas entidades empresariais portuárias individualmente, quer discutida sob o guarda-chuva da Coalizão Empresarial Portuária. Temia-se pela necessidade de começar tudo outra vez caso as indicações não atendessem aos critérios técnicos necessários. Felizmente, isso não aconteceu!

    A escolha técnica do Secretário Executivo e do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários demonstra de modo pleno a importância que o novo governo e, principalmente, o novo Ministro de Portos e Aeroportos, vai dedicar ao setor.

    Aos que temiam o desmembramento do antigo Ministério de Infraestrutura, entendo ter sido precipitada essa preocupação, em razão das manifestações dos recém-empossados. Especificamente sobre o tema dos acessos terrestres, vai exigir do nosso novo Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, uma negociação com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, para que projetos rodoviários e ferroviários de vital importância para o setor como os das ferrovias Ferrogrão e EF 118, entre outros tantos, continuem sendo tratados com a prioridade que o Brasil necessita. A longa e exitosa carreira política do Ministro Márcio França nos permite acreditar no sucesso de tais negociações.

    O nosso novo Secretário Executivo, Roberto Gusmão, também conhece bem o nosso setor, já que, até recentemente exerceu o cargo de Diretor-Presidente do Complexo Portuário de Suape. Alguns temas defendidos por ele, enquanto DP de Suape, são extremamente relevantes para a atividade portuária atual, tais como, hidrogênio verde, carbono zero, relação porto-cidade, importância da ferrovia para um complexo portuário, entre outros. Sem dúvida, contribuirá muito para o setor.

    Da mesma forma, o currículo do Fabrizio Pierdomênico deixa muito claro o conhecimento que tem de todo o setor portuário nacional e não apenas dos portos públicos.  Sua passagem pela antiga SEP e, atualmente, como consultor renomado da atividade portuária lhe permitiu ter a visão mais abrangente da complexidade portuária do Brasil onde convivem harmonicamente e em regime de concorrência absolutamente simétrica instalações portuárias de uso privado e terminais arrendados. Todos os temas acima listados são de seu pleno conhecimento o que nos garante que o diálogo entre o Poder Público e o empresariado será intenso e produtivo. Posicionamentos anteriores manifestados pelo novo secretário no que diz respeito ao tamanho do Estado na atividade portuária, na defesa de maior clareza nas políticas relacionadas ao trabalho portuário também convergem para o pensamento empresarial.

    Sejam bem-vindos. A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) tem muita confiança na nova equipe e deseja sucesso no novo desafio. Será um grande desafio, mas que pela qualidade dos envolvidos temos a certeza do êxito final. A ATP está à disposição para contribuir. Bons ventos e bons mares!

     

    Murillo Barbosa é Diretor Presidente da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados.

    Artigo publicado dia 21/01/23 no jornal A Tribuna.

     
     
     
    Publicado em 23/01/2023
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