Entrevistas

    Na Mídia

    Associado ATP: Marinha do Brasil visita o Porto Itapoá

    privadosO Porto Itapoá recebeu no dia de hoje (03) a importante visita da Marinha do Brasil, representada pelo Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Luís Filipe Rabello Freire, juntamente com o Delegado dos Portos em São Francisco do Sul, Capitão de Corveta Cláudio Estrella.

    O Capitão Freire assumiu recentemente a Capitania dos Portos de Santa Catarina, sediada em Florianópolis, e um de seus principais compromissos é garantir a segurança, viabilidade e navegabilidade dos canais de acessos aos portos do Estado.

    Na visita ao Porto Itapoá, o Capitão conheceu as estruturas e a operação do Terminal, juntamente com o Presidente do porto Patrício Junior, que apresentou à autoridade os números operacionais de Itapoá que, em três anos de operação já é o quinto maior do Brasil em movimentação de contêineres.

    O Presidente frisou ainda que as recentes conquistas do Terminal explicam o rápido crescimento da empresa. Em agosto de 2014, o Terminal foi avaliado pelos usuários dos portos brasileiros como o melhor porto do País, através de pesquisa realizada pelo Instituto ILOS. Em outubro o jornal Valor Econômico destacou o Porto Itapoá como o melhor terminal portuário do Brasil em Gestão de pessoas, através de pesquisa com mais de 200 empresas brasileiras.

    Uma das pautas da visita, abordada pelo Presidente do Porto Itapoá, foi o empenho dos portos de Itapoá e São Francisco em ampliar os parâmetros de navegação do canal de acesso à Baía da Babitonga para navios maiores que 300 metros. Hoje, mesmo com uma profundidade de 14 metros no canal, as embarcações estão submetidas à uma limitação de 10 metros de calado, além da determinação de operação exclusivamente diurna.

    A limitação imposta aos mega-navios de contêineres que operam no Porto Itapoá, os obrigam a atracar em Itapoá sem sua capacidade máxima. Esta decisão faz com que cerca de 1 milhão de reais deixam de ser movimentados no porto a cada embarcação/dia.

    A atuação da Marinha nesses casos é de fundamental importância, pois é uma das autoridades responsáveis pela definição dos parâmetros de navegação, e que pode sustentar tecnicamente a necessidade de adequação dos canais de acesso aos portos de todo o País.

    Fonte: Porto Itapoá – www.portoitapoa.com.br

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 03/03/2015
    Image
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF