Entrevistas

    Na Mídia

    Associado ATP: Porto Itapoá recebe 2 novos Portêineres e 6 novos RTGs

    1Nova plataforma de equipamentos coloca o Terminal como um dos mais bem equipados do País

    O Porto Itapoá inicia o ano de 2016 com uma grande notícia e mostra que o Terminal está preparado para enfrentar um ano que será de grandes desafios.

    Na manhã deste dominfo, 3/1, atracou no porto o navio Zen Hua 19, que desembarcou os mais novos equipamentos do Porto Itapoá. São 2 Portêineres e 6 RTGs que incrementarão ainda mais a capacidade operacional do Terminal.

    Em uma viagem da China até o Brasil, foram mais de 40 dias de muita expectativa. A encomenda dos equipamentos já estava prevista desde o início das operações do porto em 2011, e foi ratificada no fim de 2013. Para que os equipamentos estivessem prontos foram 10 meses de fabricação na Indústria ZPMC, a mesma que produziu os outros 4 Portêineres e 11 RTGs que já estavam em operação em Itapoá.

    A diferença desses novos equipamentos, especialmente, em relação aos Portêineres, são as dimensões das lanças que alcançam até 65 metros, 10 metros a mais que os Portêineres que estavam em operação, o que significa o atendimento dos grandes navios que operam em águas brasileiras, além das novas embarcações que tendem a aportar no País que, além de maior comprimento, também possuem largura maior, superando 60 metros em alguns casos.

    Com este incremento, a partir de agora, o Porto Itapoá possui 6 Portêineres e 17 RTGs, o que o faz figurar entre os portos mais bem equipados do País, contribuindo ainda mais para a agilidade e eficiência das operações no Terminal.

    Embora o ano de 2015 tenha apresentado muitos desafios comerciais e estruturais, o Terminal conseguiu superar sua movimentação de contêineres em cerca de 10% em relação a 2014, ultrapassando a marca de 320 mil unidades. Em termos de eficiência, o índice que registra a agilidade na movimentação de cargas por hora, o MPH (Movimentos Por Hora), ficou em 83,9, um dos melhores do mundo. Agora, com os novos equipamentos a tendência é que este índice se torne ainda maior.

    Para o Presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, a aquisição dos novos equipamentos trará mais qualidade e eficiência operacional aos Clientes do Terminal. “Estamos num mercado altamente competitivo e, para nos destacarmos precisamos oferecer ao mercado o que podemos fazer de melhor. Temos a Baía da Babitonga como um grande ativo, um time altamente qualificado, e agora estamos com nossa capacidade operacional, em termos de equipamentos, completa para esta fase do Porto Itapoá.”

    Patrício destaca ainda que em 2016 o trabalho e a dedicação serão a base para enfrentar um ano de incertezas políticas e econômicas no País, contudo, a sociedade não pode estacionar a espera de decisões complexas emitidas longe de nosso dia a dia. “A iniciativa privada e a sociedade civil são os agentes mais importantes na atual situação de nosso País. Precisamos assumir esse protagonismo investindo e acreditando que podemos fazer a diferença. O Porto Itapoá mantem sua estratégia de investimento justamente por dar crédito ao mercado e ao espírito empreendedor da sociedade”, destaca.

    A instalação completa dos equipamentos deve ser finalizada em até duas semanas, e os novos Portêineres e RTGs começarão a operar ainda no mês de janeiro deste ano.

    Fonte: Porto Itapoá/Comunicação Corporativa

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 05/01/2016
    Image
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF