Na madrugada de domingo, 23, o Porto Itapoá superou mais uma marca. A operação do navio Archimidis, do armador Maersk Line, que faz a linha Ásia-América do Sul, garantiu ao Terminal seu novo recorde de produtividade, de 143,5 MPH (movimentos por hora), e 36,7 movimentos por equipamento (portêiner). O navio atracou em Itapoá na noite do dia 22 e, em pouco mais de sete horas, 1.105 movimentos foram registrados. O Archimidis é um dos grandes navios que operam em águas brasileiras, com 317 metros de comprimento e 43 de largura.
Atualmente, os três melhores registros nacionais de movimentação por Navio são de terminais de Santos e um terminal de Santa Catarina, enquanto o maior índice de movimentação por equipamento ainda é do Porto Itapoá com média de 49,0 (movimentos por hora) alcançado em Dezembro de 2011.
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, e desde então tem apresentado gradualmente recordes operacionais que indicam a alta performance do Terminal. Trabalhando com quatro portêineres, o Porto Itapoá equipara seus índices de produtividade com os grandes terminais de contêineres do mundo, como Singapura, Antuérpia e Roterdã. No mês de novembro, até a operação do navio Archimidis, a média de MPH do Terminal estava acima de 90 MPH por navio, e acima de 35 MPH por equipamento. Em 2014, o MPH médio do Terminal deve ficar acima de 80 MPH.
Movimentos por Hora – MPH
Este índice é utilizado no meio portuário para medir a produtividade dos terminais. É calculado o número de movimentos feitos por um terminal, em um determinado navio, num período de tempo específico. Quanto maior o índice de MPH, mais rápida acontece a operação e menos custo é gerado para armadores, exportadores e importadores.
Fonte: www.informativodosportos.com.br
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br