Nesta quinta-feira (19), o diretor-presidente da ATP - Associação de Terminais Portuários Privados, Murillo Barbosa, esteve presente na reunião de abertura da Consulta Pública da Hidrovia do Rio Paraguai, realizada no Ministério de Portos e Aeroportos. A iniciativa representa um marco para a infraestrutura logística nacional, promovendo maior segurança e confiabilidade para o transporte hidroviário. Entre 26 de dezembro de 2024 e 23 de fevereiro de 2025, será possível enviar contribuições e sugestões sobre o projeto.
Durante o evento, foi apresentado um estudo técnico pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, conduzida pelo diretor Alber Vasconcelos e o superintendente de Estudos e Hidrovias, Bruno Pinheiro. Eles destacaram os aspectos estratégicos e logísticos da concessão, que tem o objetivo de fortalecer o transporte hidroviário e integrar o agronegócio à infraestrutura nacional.
O projeto abrange um trecho de 600 km entre Corumbá (MS) e Porto Murtinho (MS), com investimentos diretos de R$ 63,8 milhões nos primeiros cinco anos. Estão previstas obras de dragagem, sinalização e melhorias em travessias, que vão aumentar a segurança e eficiência logística, além de promover o desenvolvimento sustentável da região. A expectativa é que, até 2030, o transporte de cargas alcance entre 25 e 30 milhões de toneladas, impulsionando a economia regional.