Notícias

    Assembleia da ATP aprova Planejamento Estratégico

    A 25ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), realizada na última quarta-feira (21) na sede da entidade em Brasília, aprovou o Planejamento Estratégico da instituição com ações de curto, médio e longo prazo. “A ideia é termos um indicativo de ações que norteie nosso trabalho em defesa dos terminais privados nos próximos 10 anos”, afirmou o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

    O encontro reuniu cerca de 20 representantes dos associados da ATP e deliberou ainda sobre assuntos administrativos e orçamentários. “O planejamento é um documento ‘vivo’ que passará por constantes atualizações”, avaliou a presidente do Conselho Diretor da ATP, Patrícia Dutra Lascosque.

    O encontro contou ainda com palestra do engenheiro naval Felipe Ruggeri sobre as vantagens do calado dinâmico para a otimização de custos logísticos. O cálculo do calado pode ser feito a partir de um programa que processa digitalmente as informações relativas a ventos, ondas e marés para recomendar o tamanho do “pé de piloto”, distância entre a quilha do navio e o fundo do mar. A vantagem é otimizar o transporte aumentando a quantidade de carga a ser transportada.

    Com o uso dessa tecnologia um navio que carrega 160 mil toneladas poderia carregar cerca de 13 a 14 mil toneladas a mais. Atualmente no Brasil, o calado é calculado com margem de segurança para aguentar intempéries, como ondas muito fortes, que tem apenas 2% de probabilidade de ocorrência. A partir do uso da tecnologia do calado dinâmico para previsão das condições do mar seria possível evitar o desperdício da produção, aumentar a produtividade e diminuir o impacto nos recursos naturais na dragagem.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 23/02/2018
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF