Notícias

    Associada ArcelorMittal Tubarão conquista certificação por produção sustentável

    A unidade de Tubarão, no Espírito Santo, da Associada da ATP ArcelorMittal tornou-se em fevereiro a primeira siderúrgica de fora da Europa a conquistar a certificação ResponsibleSteel, que atesta a produção de aço de maneira responsável, de acordo com uma série de padrões de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG).

    O resultado foi alcançado após uma auditoria realizada pela consultoria independente DNV Brasil – credenciada pela ResponsibleSteel – e que teve início em agosto de 2021.
    O processo envolveu diversos stakeholders, incluindo funcionários, sindicato, órgãos de controle ambiental e lideranças comunitárias do entorno da empresa.

    Tubarão é a maior produtora de aço das Américas, com capacidade para fabricar 7,5 milhões de toneladas de aço em placas e bobinas por ano, para setores como construção civil, automotivo, naval e de produção de tubos. A unidade foi a primeira produtora integrada de aço do mundo a ter um projeto de desenvolvimento limpo aprovado pela ONU dentro dos critérios estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto, na década de 2000.

    Gerente-geral de sustentabilidade e relações institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva destaca que outras dimensões da sustentabilidade já eram trabalhadas pela empresa antes mesmo do surgimento do conceito ESG, como política, cultural e espiritual, essa última não relativa a uma religião, mas a questões como ética, compaixão e cuidado com o ser humano.
    “Para conquistar a certificação, não precisamos criar algo”, diz Silva. “O trabalho maior foi estruturar os processos para demonstrar as evidências de todos os requisitos exigidos pela norma.”

    A ResponsibleSteel é uma ONG criada em 2015 por empresas e organizações da sociedade civil de diversos países para estabelecer critérios de sustentabilidade e um programa independente de certificação de indústrias da cadeia de valor do aço. Válida por três anos, essa certificação representa um diferencial importante junto ao mercado, segundo Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul. “Com a certificação, queremos que nossos clientes da indústria e a sociedade tenham certeza de que o nosso aço é produzido com responsabilidade em todas as suas etapas.”

     

    Com informações publicadas pelo portal Exame.com

    Publicado em 15/03/2022
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF