Notícias

    ATP apresenta à Marinha do Brasil o projeto Barra Norte

    Marinha reconhece a importância do estudo e propõe criação de grupo de trabalho em parceria com a ATP para analisar o projeto

    A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), recentemente, apresentou com exclusividade o Projeto Barra Norte, em fase de estudo, ao corpo técnico da Marinha do Brasil, em reunião realizada na Diretoria de Portos e Costas, no Rio de Janeiro.

    O projeto idealizado pela ATP e aprovado pelos associados encontra-se em fase de elaboração e aprimoramento. A entidade tomou frente a essa iniciativa após ter conhecimento de um trabalho acadêmico apresentado no PIANC/2016.

    Resumidamente, o trabalho trata da necessidade de melhorar a segurança da navegação na Barra Norte do Rio Amazonas. Ciente da importância que tal análise acadêmica representa para o setor logístico portuário, a ATP vislumbrou a oportunidade de colaborar com o estudo capitaneado pela Professora Dra. Susana Vizon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, de fato, transformá-lo em um projeto que vai proporcionar ganhos diversos aos setores que atuam na região amazônica.

    Uma das primeiras tratativas para alavancar o projeto e conquistar novas parcerias foi apresentar à Marinha do Brasil. Por reconhecer o papel essencial que a Marinha exerce em prol da navegação brasileira, a ATP busca unir forças com a Organização para dar continuidade aos estudos.
    “Basicamente o estudo visa verificar a possibilidade do aumento do calado na Barra Norte. Ou seja, o estudo busca avaliar soluções que garantam uma melhor navegabilidade com foco no aumento da competitividade entre os terminais portuários que já operam na região.

    Essa medida vai permitir que os navios trafeguem com a sua capacidade total, o que hoje ainda não acontece. Desse modo mais cargas poderão ser transportadas, proporcionando a redução de custos operacionais e logísticos. Além disso, vai aumentar a atratividade da região que já conta com diversos terminais portuários operando, bem como vai suscitar novos investimentos. Sem dúvida, uma iniciativa desse porte vai elevar o grau de competitividade, proporcionará a geração de receitas e de emprego na região amazônica”, explicou Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.
    A Marinha, acolheu o estudo considerando-o uma boa iniciativa. Por essa razão, sugeriu a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de aprofundar nos estudos e na criação de ações que viabilizem a consolidação do projeto Barra Norte.

     

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 22/03/2017
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 Bloco J Torre B Sala 701 - Ed. Clésio Andrade
    CEP: 70.070-944 - Brasília/DF