Na tarde da última quarta, 21, na sede da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em Brasília, a ATP - Associação de Terminais Portuários Privados assinou mais um protocolo de intenções com a agência. No evento, também foi divulgado a conclusão do estudo de impactos e riscos da mudança do clima nos portos brasileiros.
O objetivo do protocolo é promover intercâmbio de informações e ações anuais conjuntas para o desenvolvimento de projetos, de ações e de boas práticas entre empresas e entidades, área acadêmica e órgãos públicos do setor portuário do Brasil. Entre os temas estão: governança; gestão de qualidade; gestão ambiental; gestão de saúde e segurança do trabalho; responsabilidade social; operações portuárias; pesquisa desenvolvimento e inovação e objetivos do desenvolvimento sustentável e ESG. O documento foi assinado entre a ANTAQ, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários.
Em outubro de 2022, a ATP e a ANTAQ oficializaram um protocolo de intenções para esforço conjunto de ações voltadas ao crescimento das atividades dos portos organizados e instalações portuárias de Terminais de Uso Privado (TUPs), na abertura do 29º CooperaPortos, no Porto do Açu (RJ).
#tup #portosprivados #protocolodeintenções #antaq