Notícias

    ATP destaca os desafios logísticos do agronegócio em reunião da CTLOG


    ATP apresentou o DataPort e estudo do Canal do Panamá na Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio

    Representantes da ATP participaram nesta quarta-feira (12/8) da 73ª reunião da CTLOG (Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O encontro virtual, que contou com a participação do secretário de Política Agrícola, Cesar Halum, avaliou a projeção da safra recorde de grãos 2019/2020, estimada em 253 milhões de toneladas pela Conab, além de questões logísticas e portuárias que interferem no escoamento da produção agrícola brasileira. 

    O Diretor-Presidente da ATP, Murillo Barbosa, apresentou os dados de crescimento dos Terminais de Uso Privado (TUPs) e comentou sobre o aumento de 9,2% na balança comercial por via marítima em comparação ao primeiro semestre de 2019. “O país é atrativo para investimentos desde que tenha regras desburocratizadas”, reforçou o Diretor-Presidente. Ele também destacou as medidas de prevenção à Covid adotadas pelo setor, como o rodízio de times operacionais, as regras para uso de restaurantes nos terminais e o afastamento de pessoas dos grupos de risco. 

    Na ocasião, a Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, fez uma apresentação sobre a viabilidade e as perspectivas da utilização do Canal do Panamá. “Esse é um assunto muito importante, especialmente, para o agronegócio”, destacou. Ela analisou a evolução da movimentação da exportação pelo Arco Norte, que aumentou de 20% para 40% nos últimos anos, e sugeriu a negociação de um acordo tarifário para o transporte de grãos pelo Canal do Panamá. A ideia é diminuir o custo do frete logístico e reduzir o tempo de navegação até os países asiáticos.

    Para o Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, a negociação com a novas lideranças do Canal do Panamá devem ser retomadas. “Já estivemos perto de uma alternativa e vamos voltar a insistir no assunto com a nova Autoridade do Canal”, disse. A reunião tratou ainda da manutenção das rodovias responsáveis pelo escoamento da produção agrícola. 

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 13/08/2020
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF