A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou do Café Hidroviário realizado pela Agência Adecon na ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários nesta sexta (14/06). O assunto debatido foi o projeto de concessão da Hidrovia do Rio Madeira. ⛴
Durante a conversa, Eduardo Nery, diretor-geral da Agência, ressaltou a importância da aprovação dos estudos do projeto de concessão da Hidrovia do Rio Madeira na reunião de diretoria na última quinta-feira (13) e posterior encaminhamento ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para análise de adequação a políticas públicas do setor. Já o Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do MPor, Dino Antunes, destacou os benefícios da concessão para os moradores e para as empresas que movimentam carga na hidrovia.
Ana Paula Gadotti Franco, gerente técnica da ATP, comentou que a ATP e as associadas que operam no hashtag#ArcoNorte estão acompanhando o tema com atenção e aguardando a abertura da audiência pública, para conhecerem melhor o projeto de concessão da hidrovia do rio Madeira.
Em fevereiro deste ano, a ATP entregou ao Ministério de Portos e Aeroportos e a Antaq o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (hashtag#EVTEA) para concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. O estudo, concluído em 2023, visa a concessão da região para otimizar a infraestrutura de acesso hidroviário e promover uma navegação mais segura e eficiente.
hashtag#TUP hashtag#portos hashtag#hidrovias