A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados foi uma das parceiras do XXX CooperaPortos, evento coordenado pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários e, este ano, realizado no Porto Sudeste, em Itaguaí (RJ). O evento híbrido aconteceu de 13 a 15 de junho e teve como tema “A estratégia ESG aplicada ao setor portuário”.
Com uma rica programação, o #CooperaPortos levantou vários temas dentro do conceito #ESG (Ambiental, Social e Governança), inclusive com uma apresentação sobre o Guia de Sustentabilidade Portuária: a estratégia ESG, realizado pela ATP em parceria com a UFMA e a ABEPH. Também foram apresentados vários cases de terminais privados: Porto Sudeste, VLI Logística, Porto do Açu, Mineração Rio do Norte e Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes. O porto anfitrião também promoveu visitas ao seu terminal e a Casa Porto, base para projetos culturais e educacionais.
O CooperaPortos objetiva promover o diálogo entre os diversos atores da gestão portuária, possibilitando o debate e a busca de soluções, bem como a troca de experiência e de difusão de boas práticas, além do diálogo interinstitucional. É o segundo ano que o evento é realizado em um Terminal de Uso Privado #TUP, após um acordo entre a ATP e a Antaq para efetivar a presença dos terminais privados no evento.
A ATP prestigiou presencialmente o Cooperaportos com as representantes Bárbara Cavalcanti Rosa e Joelma Miranda, os conselheiros Roberto Almeida, Caio Cunha, Patricia Dutra Lascosque, Pedro Modenesi Pitta Pinheiro, Ulisses Oliveira e 17 membros do Sustentar – Comitê de #Sustentabilidade, incluindo sua coordenadora Carolina Brandl.