


O 5º seminário da série "Brasil Rumo à COP 30" ocorreu na última segunda-feira (12), com foco na descarbonização do transporte. O evento discutiu resultados de um estudo sobre a mitigação de emissões na cadeia de valor da mobilidade, buscando apoio para estratégias que visam as metas da COP 30. O seminário reuniu autoridades e líderes, com a presença de empresas, entidades e instituições acadêmicas.
A Diretora Executiva da ATP, Gabriela Costa, falou da contribuição do setor portuário privado, com exemplos claros de ajustes possíveis na matriz logística para reduzir as emissões: " Ninguém quer acabar com um modal de transporte, isso seria absolutamente improdutivo em um país como o Brasil. Mas um pequeno ajuste na matriz, vai fazer com que a gente diminua em 15% nossas emissões".
O estudo projeta um cenário futuro para 2050 com ganhos significativos: aumento do volume de carga transportada em todos os modais; crescimento da participação de modais mais limpos na matriz logística; investimentos expressivos em mobilidade urbana; expansão da produção e uso de biocombustíveis; eletrificação de mais da metade da frota leve; e adoção de novas tecnologias, como o hidrogênio verde.