A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou, na manhã desta quarta (08/02), da reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio - CTLog, na sede do MAPA, em Brasília. Tathiane Mesquita, Coordenadora de Comunicação, e Bárbara Cavalcanti Rosa, Analista de Mercado, representaram a Associação.
A reunião especial contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Ministro dos Transportes, Renan Filho, além do presidente da CTLog, Edeon Vaz Ferreira.
Na sua apresentação, Renan destacou temas importantes para o governo nos primeiros 100 dias. Ele ressaltou que as rodovias do corredor logístico do Arco Norte devem receber, em 2023, R$ 1,5 bilhão de um total de R$ 2,7 bilhões previstos pelo Ministério dos Transportes para a manutenção e recuperação de estradas. Também afirmou reduzir em 50% o número de Km de estradas em situações ruins ou péssimas no arco norte e no sudeste, visando melhorar o escoamento da safra de grãos do ciclo 2022/23, estimada em 310,9 milhões de toneladas, 14,5% maior que na temporada passada. Nesse sentido, a ATP destaca a importância da conclusão dos trechos que conectam a BR-163 aos portos do Arco Norte, fundamental para o escoamento da produção nacional de commodities.
Carlos Fávaro fez uma apresentação sobre as diretrizes do MAPA no governo atual e o envolvimento da pasta na área de infraestrutura e logística do país, com foco na competitividade do agronegócio.
#CTLog #infraestrutura #portosprivados #TUP