Notícias

    ATP Realizará 2º Encontro para debater Eficiência e Produtividade dos Terminais Privados

    image005A contribuição, em especial, dos terminais privados é altamente eficaz para a inserção do Brasil no mercado internacional. Além disso, o desempenho portuário é capaz de promover o desenvolvimento regional e o crescimento econômico do país”, analisa o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

    Com o intuito de aprofundar essa discussão, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), em comemoração ao seu segundo aniversário, promoverá um novo encontro, no dia 27 de outubro de 2015, a partir das 9h, nas dependências do Clube Naval. O tema a ser debatido é “EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE DOS TERMINAIS PRIVADOS”, segmento que a entidade representa por meio dos seus 22 associados.

    Nos mesmos moldes do primeiro evento realizado no ano passado, o 2º ENCONTRO ATP reunirá em torno de 200 convidados com forte atuação no setor portuário e autoridades governamentais. A abertura será conduzida pelo Ministro da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho. Na qualidade de debatedores estão confirmados: o Diretor de Licenciamento Ambiental do IBAMA, Thomaz Miazaki de Toledo; o Diretor de Destinação do Patrimônio, Luciano Roda; o Diretor-Geral da ANTAQ, Mário Povia; o Secretário de Políticas Portuárias da SEP, Fábio Lavor Teixeira; o Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

    “O debate é bastante oportuno, principalmente, após o governo federal lançar um robusto programa de investimentos, cujo maior valor a ser aplicado nos próximos anos será realizado por investidores privados. Apenas para o setor portuário a previsão é de algo em torno de R$ 40 bilhões. O plano, sem dúvida, é fundamental para a modernização da infraestrutura brasileira. Afinal, o país precisa avançar para continuar na rota do crescimento econômico. A ATP vê com grande satisfação que uma das estratégias traçadas pela SEP é liberar novas instalações de terminais privados em 16 estados brasileiros. Ou seja, a discussão proposta pela a ATP vai ao encontro da agenda do governo. ”, comenta o diretor-presidente.

    Já confirmaram presença:
    Autoridades da SEP, ANTAQ, IBAMA, SPU, Receita Federal, Marinha do Brasil, Ministério dos Transportes, Ministério do Trabalho. No poder legislativo, estarão presentes também o Deputado Federal Milton Monti (Presidente da Subcomissão de Portos /CVT); membros da Comissão de Viação e Transportes como, por exemplo, o Dep. Hermes Parcianello; o Senador Welligton Fagundes (Presidente da Frenlog); o Senador Dalírio Beber, membro titular da Comissão de Infraestrutura, além das principais entidades de classe do setor e diversos executivos do segmento portuário.

    O “2º Encontro ATP – Eficiência e Produtividade de Terminais Portuários” conta com o patrocínio das empresas Tenova – Takraf e a Greats Leaks.

    São associados da ATP: AMAGGI/HERMASA, BUNGE, CARGILL, COTEGIPE, EMBRAPORT, FERROUS, GRUPO CHIBATÃO, HIDROVIAS DO BRASIL, MRN, PORTOCEL, PORTO ITAPOÁ, PORTONAVE, PORTO PONTAL, PORTO SUDESTE, PRUMO, SAMARCO, TEPORTI, THYSSEMKRUPP – CSA, TRANSPORTES BERTOLINI, TRANSPETRO, VALE e VLI.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 21/10/2015
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF