Nesta segunda, dia 21/02, o navio ASTRAEA SB atravessou a barra norte do Rio Amazonas carregado de soja com 11,75 metros de calado - parte submersa das embarcações. Foi o primeiro de 12 testes para validação do novo calado de 11,90m, autorizado pela Marinha em janeiro deste ano. Ainda serão realizados testes de forma programada e crescente: mais um teste com 11,75m; dois testes com 11,80m; quatro com 11,85m; e, finalmente, mais quatro com 11,90m; todos aproveitando a maré de 3,10m ou mais.
O aumento do calado, de 11,70 metros para 12,50 metros, no canal da Barra Norte, é um dos pleitos defendidos pela ATP - Associação de Terminais Portuários Privados, desde 2016. A Associação reconhece esse aumento experimental, de 0,2 metros, como um avanço importante para o setor. Isso porque algumas milhares de toneladas de capacidade extra fazem toda diferença na geração de receita, que pode ser um combinado de aumento da produtividade, redução de viagens de retorno, melhoria na utilização do porte bruto da embarcação e redução do tempo de manuseio. Vale ressaltar, também, que quanto maior for a dimensão da partida de carga, menores serão os custos unitários da operação, existindo um claro incentivo para a expedição de grandes quantidades.
“Os primeiros testes de navegação no canal da Barra Norte com calado de 11,70 metros, realizados em 2018, tiveram êxito e mostraram que não há riscos à segurança do navio ou de terceiros. Esse teste de navegação é um passo importante para proporcionar um avanço expressivo do setor logístico do país”, disse Murillo Barbosa, diretor- presidente da ATP.
A região da Barra Norte é rota de escoamento da safra de grãos e de minério, principalmente do Centro-Oeste, e registra aumento anual do volume transportado, impulsionado pelos recordes na produção de soja e milho.
Tathiane Mesquita
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