Associados da ATP se reúnem com dirigentes da Conportos, em Brasília, após reunião do Comitê de Segurança da associação
O Comitê de Segurança da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) se reuniu ontem (27/3) para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em 2018 e para debater os resultados da Resolução 52/2018, da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). A resolução trata da consolidação e atualização de normas do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, da sigla em inglês).
Na avaliação do grupo, a Conportos se mostrou aberta para o diálogo com a ATP que teve como objetivo aprimorar as regras dos planos de segurança. Para os membros do Comitê, a Resolução 52/2018 atualizou temas e exigências que convergem com a plena segurança dos terminais portuários privados.
“Não observamos na Resolução 52/2018 nenhuma extravagância regulatória. Até porque a Conportos ouviu o setor e entendeu que na resolução devem existir dispositivos úteis e factíveis” afirmou o diretor presidente da ATP, Murillo Barbosa.
A próxima reunião do Comitê de Segurança da ATP será realizada em junho e terá como tema ações para estimular a troca de conhecimento e experiências entre associados, além de estabelecer uma estratégia de aproximação com as Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), órgãos estaduais ligados à Conportos.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br