Comitê contou com presença de 20 representantes de associadas da ATP e reunião foi seguida de encontro na Conportos
O Comitê de Segurança da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) se reuniu na última quarta e quinta-feira (11 e 12/12), em Brasília, para debater uma possível proposta de alteração da Resolução 52 da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). O normativo trata de assuntos como as atribuições do supervisor de segurança portuária, Planos de Segurança Portuária e estudos de Avaliação de Riscos, em conformidade com o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code).
Cerca de 20 representantes de associados da ATP participaram da reunião, que bateu recorde de público. “Os temas que discutimos são de extrema importância para a atividade portuária já que uma das principais premissas de um terminal é a segurança. Temos normas internacionais que precisam ser seguidas e a ideia da revisão do normativo é justamente promover esse alinhamento”, avalia a Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise.
O comitê definiu ainda o calendário de encontros para 2020, que são sempre seguidos por reuniões institucionais na Conportos. Durante a reunião de quinta-feira na Conportos, sob a liderança do presidente da entidade, Marcelo João, também participaram o gerente de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fonseca, o especialista da Antaq, Daniel Santos e o representante da Marinha do Brasil, Comandante Paulo Barros.
O presidente da Conportos se mostrou aberto ao diálogo sobre as alterações na resolução. “Temos uma política de portas abertas com a Conportos na qual nossas sugestões são ouvidas e avaliadas. A ideia é continuar contribuindo para o aperfeiçoamento dos normativos”, disse Luciana.
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br