Notícias

    Comitê de Segurança da ATP avalia ISPS Code e propõe sugestões a Conportos

    unnamed 2

    Comitê de Segurança da ATP se reuniu nos dias 26 e 27 de novembro na sede da associada Vale, no Rio de Janeiro

    Nos últimos dias 26 e 27 de novembro, o Comitê de Segurança da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) esteve reunido na sede da Vale, no Rio de Janeiro, para tratar, entre outros assuntos, do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, da sigla em inglês) e aspectos relacionados à Segurança Pública.

    “A Comissão Nacional de Assuntos Portuários (Conportos) sofreu profundas alterações nos últimos dois anos. Além de mudanças estruturais, também houve alterações conceituais e normativas que afetam diretamente a realidade dos terminais portuários”, avalia a diretora-Executiva da ATP, Luciana Guerise.

    Ela explica que o corpo técnico do Comitê de Segurança, atento a essas modificações, vêm avaliando há alguns meses o impacto dessa nova realidade. Com a perspectiva de alterações normativas por parte da Conportos, os técnicos do Comitê da ATP se reuniram em grupos temáticos para analisar, debater e propor o aprimoramento das normas para ISPS Code nos terminais privados.

    Os grupos foram divididos em quatro grandes áreas temáticas: Estudo de Análise de Risco (EAR), Auditorias e Fiscalizações, Organizações de Segurança e Capacitação, e Definição de Área Portuária. Os técnicos compilaram propostas do setor que levam em conta o cotidiano das operações portuárias, suas respectivas matrizes de risco, históricos de incidentes e ainda consideraram as diferenças regionais.

    O resultado do trabalho foi entregue a Conportos, que agora avalia a possibilidade de acolhimento das sugestões. “O grupo está muito confiante e acredita nesta nova forma de liderança dentro da Conportos. Vemos com bons olhos os novos horizontes para a segurança portuária que se descortinam no Brasil”, anuncia Luciana Guerise.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 03/12/2018
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF