Notícias

    Comitê de Segurança da ATP se reúne com o presidente da Conportos

    Marcelo João da Silva, delegado da Polícia Federal e presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), esteve na sede da ATP, em Brasília, na manhã desta terça (22/02) para participar de uma reunião especial do Comitê de Segurança da Associação. Presencialmente, Marcelo e o servidor Glauco Vanilson Urache Vieira foram recebidos pelo diretor-presidente da ATP, Murillo Barbora, e pela diretora executiva Luciana Guerise. De forma remota, vários membros do Comitê de Segurança da ATP participaram do encontro, que teve o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre questões de segurança nos portos.

    Entre os assuntos abordados na reunião, Marcelo falou sobre a demanda pelo curso para Supervisor de Segurança Portuária (SSP) oferecido pela Conportos e sugeriu que a ATP consolide, junto aos seus associados, uma lista de interessados para a próxima turma, que oferecerá mais vagas para os portos privados.

    O presidente da Conportos também falou sobre a certificação ISPS Code, obrigatória para embarcações que realizem viagens internacionais e tirou dúvidas sobre os prazos do Estudo de Avaliação de Risco (EAR) e o Plano de Segurança, que são fiscalizados como forma de prevenir e reprimir atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis. “Reforçando, o Estudo de Avaliação de Risco deve estar pronto até dia 30 de junho de 2022 e o Plano de Segurança deve ser apresentado e implementado até 30 de junho de 2023”, explicou Marcelo João. Durante aproximadamente uma hora de encontro, Marcelo João ainda esclareceu dúvidas específicas dos associados.

     “A Conportos é parceira, sempre nos apoiando nos pleitos e necessidades da ATP”, agradeceu o diretor-presidente Murillo Barbosa. “Mais uma vez o nosso Comitê de Segurança recebeu a Conportos, que sempre nos esclarece e procura valorizar os Terminais de Uso Privado”, elogiou Luciana Guerise, diretora executiva da ATP.

     

    Tathiane Mesquita
    Coordenadora de Comunicação / Communication coordinator
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 /
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 22/02/2022
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF