A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados prestigiou o evento Open Ports & Waterways (#OPW), que aconteceu na #ArenaB3, em São Paulo, dia 06 de março. O encontro foi uma iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos e contou com a organização do Grupo Brasil Export.
Em sua apresentação, Eduardo Nery, diretor-geral da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários falou do planejamento de investimentos em hidrovias com os projetos prioritários: hidrovias Paraguai, Madeira, Barra Norte, de Lagoa Mirim, Tapajós e a de Tocantins. Nery destacou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (#EVTEA) doado pela ATP para a concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. O diretor falou que o projeto mais adiantado, até então, é o do Rio Madeira, que tem potencial de mil quilômetros navegáveis. "A expectativa é de que a primeira audiência pública deste empreendimento possa acontecer ainda neste ano".
Também estiveram presentes na ocasião o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Avila, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião e o superintendente de Licitações da B3, Guilherme Peixoto, CP3P-F.
#atp #tup #portosprivados #barranorte #riomadeira