Notícias

    Conheça o DataPort: o novo e mais completo banco de dados do setor portuário privado brasileiro

    A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) lança hoje o DATaPort – novo banco de dados do setor que reúne números e estatísticas em uma única plataforma online. O objetivo da ATP é oferecer mais facilidade na busca pelas principais informações sobre logística e investimentos nos terminais portuários privados. A ferramenta de pesquisa tem fácil navegação e está à disposição do setor e da sociedade no site da associação. Também pode ser baixado para smartphones na versão Android e, em breve, na versão IoS.

    O novo banco de dados da ATP, possui visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples e funcional. Um dos grandes diferenciais da ferramenta é incluir ainda dados de investimentos e estruturas dos TUPs (Terminais de Uso Privado), como áreas, acesso e calado, em suas diversas instalações pelo país.

    “Temos um grande volume de dados do setor que ficava disperso em várias fontes públicas diferentes. A ideia da ATP foi compilar todas as informações em um banco de dados com um mecanismo de busca ágil e que ofereça ao usuário um panorama do setor em diversos aspectos, como tipos de carga e regiões do país. O DATaPort pode ser visto como um hub qualificado de informações sobre o nosso setor”, explica o Diretor-Presidente da ATP, Murillo Barbosa.

    O DATaPort oferece pesquisas personalizadas, de acordo com a necessidade do usuário do banco de dados. A busca pode ser feita por tipo de instalação, região, unidade da federação, zona de praticagem e perfil de carga. Todas essas possibilidades podem ser aplicadas por meio de filtros na pesquisa, que gera gráficos e informações visuais aos interessados, de forma pontual, rápida e dinâmica.

    De acordo com a Diretora-Executiva da ATP, Luciana Guerise, o banco de dados reúne informações de fontes oficiais, como ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), SNPTA (Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários) do Ministério da Infraestrutura, Ministério da Economia, Secretaria Receita Federal e outros órgãos do Governo.

    “O Banco de Dados é fruto de um longo trabalho da ATP, idealizado há alguns anos. Agora conseguimos torná-lo viável e disponibilizar esse importante serviço para o setor, imprensa e sociedade em geral. Informação sobre o setor é sempre um ativo de grande valor agregado” afirma Murillo Barbosa. “Vale destacar que o DATaPort é um organismo vivo, ou seja, será atualizado e revisado constantemente”, ressalta.

    O próximo passo da associação é disponibilizar a ferramenta no formato de aplicativos para smartphone, nas versões IOS (Android já disponível no Googleplay). Acesse agora o DATaPort da ATP e navegue pelas principais informações do setor portuário brasileiro.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 01/07/2020
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF