


Nesta quarta-feira (12), em Belém (PA), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), aconteceu a cerimônia de entrega do Selo de Sustentabilidade 2025, uma política governamental do Ministério de Portos e Aeroportos que estimula o atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável concedido a empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
A cerimônia marcou a consolidação do Pacto pela Sustentabilidade, instituído pela Portaria nº 58/2025. A iniciativa reconhece e estimula organizações do setor a adotarem boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações.
As empresas inscritas apresentaram planos de ação baseados nos eixos Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Governança, avaliados tecnicamente pelo MPor. De acordo com o desempenho obtido, as organizações receberam o selo nas categorias Bronze, Prata, ou Diamante. Nesta primeira edição, 63 empresas participaram do programa e 36 foram premiadas.
“O selo é um incentivo para que as empresas aprofundem seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. Mais do que uma certificação, ele simboliza uma mudança de cultura em que práticas ambientais, sociais e de governança passam a fazer parte da estratégia de gestão e das operações do setor”, destacou Larissa Amorim, diretora de Sustentabilidade do MPor.
Associadas ATP premiadas
Categoria Diamante: Cargill; Ferroport; Maersk; Porto do Açu; Porto Itapoá; Porto Sudeste; Portonave; Transpetro; VLI.
Categoria Bronze: Complexo do Pecém.


