Em um papo descontraído, associados ouviram representantes dos maiores terminais do mundo
Três representantes dos maiores terminais portuários do mundo passaram a tarde do dia 26/10 expondo suas experiências sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade – tema do 3º Encontro Anual da ATP. O evento aconteceu no espaço Unique Palace e reuniu cerca de 200 pessoas, entre associados, parceiros e autoridades no assunto, dentre elas, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa.
Em sua fala, o ministro elogiou a iniciativa da ATP e se colocou à disposição do setor, “Espero que iniciativas como essas, que nos dão oportunidade de realizar um debate produtivo, sejam uma prática constante do setor portuário. Quero dizer que o setor pode contar conosco”, garantiu Lessa.
Tessa Major, consultora sênior do porto da Antuérpia, deu início às exposições com foco na sustentabilidade. Ela afirmou que o primeiro relatório de sustentabilidade do porto foi feito em 2010 e que já receberam reconhecimento internacional pelas práticas aplicadas.
“Convidamos ONGs e demais partes envolvidas para apresentarmos nossos planos. Também acreditamos na mudança incremental”, afirmou.
De lá para cá, algumas conquistas já apareceram, como a qualidade do ar. Segundo ela, uma melhora significativa em relação aos últimos 24 anos.
Peter Lugthart, representante da América do Sul do Porto de Roterdã, o maior da Europa, também falou de sustentabilidade. Disse que os desafios são grandes, haja vista que 50% do que entra pelo porto é líquido. Por isso concentraram seus esforços em duas ações: Reduzir o impacto de energia fóssil no meio ambiente e desenvolver um cluster de energia renovável (solar). “Estamos pensando junto com os clientes no que é melhor a ser feito”, contou Lugthart.
Com o foco na inovação, Michel Bentley, diretor de planejamento de negócios e desenvolvimento das Américas da Dubai Port, afirmou que, para eles, a inovação é tão importante que há uma equipe no escritório responsável apenas por esse aspecto. “A inovação é crucial para o mercado brasileiro. Esperamos ver muito mais e acreditamos no potencial do Brasil”, salientou.
Os presentes fizeram perguntas aos expositores e, como de costume, finalizaram o evento comemorando o 3º aniversário da ATP com um coquetel.
Acompanhe mais notícias sobre o evento. www.portosprivados.org.br
Joana Wightman
Coordenação de Comunicação ATP
Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
comunicacao@portosprivados.org.br