Nesta quarta (07), em Brasília, a ATP - Associação de Terminais Portuários Privados prestigiou a solenidade da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários de divulgação dos dados da movimentação portuária do primeiro semestre de 2024. ?
O setor aquaviário apresentou um crescimento de 4,28% no primeiro semestre de 2024, movimentando 644,76 milhões de toneladas de cargas. Esse aumento foi puxado principalmente por cargas conteinerizadas, com destaques também para os crescimentos de granéis sólidos e líquidos. Os três perfis de cargas apresentaram a maior movimentação da série histórica para o primeiro semestre do ano, desde 2010.
Os Terminais de Uso Privado (TUP) registraram 413,2 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024. O número representa um aumento de 2,12% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O evento contou com a presença da diretoria da ANTAQ, além do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entidades do setor portuário e representantes de terminais.