


Na última sexta, 21/03, em Itapoá (SC), a ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou da solenidade de assinatura do contrato entre o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá da obra de dragagem para alargamento e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga.
Foi a primeira vez no Brasil que um porto público firmou parceria com um porto privado para a realização de uma obra dessa natureza. Além disso, parte dos sedimentos retirados do mar será destinada ao alargamento de praias, no município de Itapoá.
Com um investimento de cerca de R$ 300 milhões, a obra viabilizará a atracação e operação de embarcações de até 366 metros de comprimento, tornando-se o primeiro complexo portuário do Brasil com capacidade para receber navios desse porte, com carga máxima.
O evento contou com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, e foi prestigiado por importantes autoridades locais, estaduais e nacionais. Murillo Barbosa, presidente da ATP, prestigiou a solenidade. “Foi a concretização de um esforço conjunto inédito muito importante para o país”, ressaltou.