Notícias

    Em live da ATP, Interpol e PF defendem ações integradas para segurança dos portos brasileiros

    Nesta terça (11/10), o Comitê de Segurança da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) realizou uma live sobre Cooperação Interagências na Proteção Portuária, transmitida no Youtube. Os convidados foram Alice Casanova, mestre em estudos marítimos pela Escola de Guerra Naval, Marcelo João da Silva, Presidente da Conportos e Chefe do Serviço de Segurança Portuária da Polícia Federal, e Rodrigo Carnevale, chefe da Interpol no Brasil. Roberto Almeida, representante da Associada Vale, fez a mediação do rico debate.

    Alice observou que o crime organizado transnacional tem utilizado os portos internacionais como “portões” de saída e entrada para o tráfico internacional de cocaína, além de armas, mercadorias falsas ou contrabandeadas, entre outros ilícitos.

    Já o representante da Interpol ressaltou as estratégias para fortalecimento da cooperação no sistema portuário. Segundo Carnevale, é necessária a “criação de canais seguros de comunicação, rede de confiança e ferramenta de tráfego de informações, entre todos os cooperados, para fortalecer a comunicação e aumentar a segurança nos portos”.

    Segundo Marcelo João, os órgãos de investigação têm aprimorado sua atuação para barrar a ousadia das organizações criminosas. Ele concorda que a prevenção e o combate ao tráfico de drogas requerem a cooperação interagências, para se estruturar rede de segurança com diversos órgãos e agentes. De acordo com o delegado da PF, o desafio de ações por parte dos setores público e privado é atuar com agilidade e flexibilidade, para responder à altura no combate às organizações criminosas, que mudam seus formatos e modos de operação constantemente.

    Rodrigo e Marcelo também disseram que planejam parcerias para o aumento da segurança nos portos brasileiros. Segundo eles, ações integradas, ágeis e flexíveis entre os setores público e privado são imprescindíveis no combate ao crime organizado.

    Para o diretor presidente da ATP, Murillo Barbosa, a discussão sobre a cooperação na proteção portuária reforça o compromisso da ATP de atuar em defesa de políticas públicas que colaborem para o desenvolvimento e a segurança do segmento.

    Acesse a live gravada em: https://youtu.be/jUXv2JbBB5c

    Clique Aqui e acesse a apresentação da Alice Casanova, mestre em estudos marítimos pela Escola de Guerra Naval.

     

     
     
     
     
     
     
     
    Publicado em 11/10/2022
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF