Notícias

    Novo decreto dos portos vai desburocratizar e atrair mais investimentos”, avalia diretor-presidente da ATP

    novo decreto1

    Durante a Intermodal/2017, executivo fala dos desafios do setor e a melhoria do ambiente com a publicação do novo decreto.
    Brasília, 6 de abril de 2017.

    No segundo dia (5/04) da Intermodal/2017 - o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, realizado em São Paulo, o diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, participou do painel “Novos desafios do setor portuário:

    alterações dos marcos regulatórios e os impactos para o desempenho do setor”.

    Em sua exposição, Barbosa fez uma rápida apresentação da ATP. Este ano a entidade completa quatro anos e já conta com 24 empresas associadas que, juntas, representam 65% da movimentação de cargas na balança comercial brasileira.

    Ao falar dos avanços trazidos com a edição da Lei nº 12.815/13 ao setor portuário, o executivo enfatizou que ainda muitas ações precisam ser feitas. “O maior ganho com o atual marco regulatório foi a liberalização aos terminais privados (TUPs) das restrições em movimentar cargas de terceiros”, disse.

    Barbosa destacou também o trabalho dos últimos meses em parceria com diversas entidades do setor em conjunto com a ANTAQ e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, acerca da revisão do Decreto que regulamenta a exploração de portos organizados e de instalações portuárias. “A Lei foi um avanço para o nosso setor, contudo, há necessidade de avanços em relação à segurança jurídica, liberdade de investimentos, redução de custos operacionais e diminuição da burocracia”, destacou Barbosa.

    Segundo o diretor-presidente da ATP, o decreto que deve ser publicado este mês, conforme anunciado pelo ministro Maurício Quintella na abertura da Intermodal. A previsão é que o documento diminua os entraves burocráticos, facilitando os investimentos privados. “Esta medida é consensual entre os agentes do setor portuário, que durante meses debruçamos para apresentar um estudo aprofundado, elencando nossos pleitos. O governo sensibilizado, entendeu nossa demanda e, não tenho dúvida, que o novo decreto efetivamente vai desburocratizar e atrair mais investimentos”, comentou.

    O mercado espera também que o novo decreto reduza os prazos de tramitação dos processos, tanto no próprio ministério, quanto na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).  

    novo decreto portos

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 31/03/2017
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF