


A Diretoria da ATP - Associação de Terminais Portuários Privados prestigiou nesta quarta, 05/02, em Brasília, o evento de anúncio do Plano de Escoamento da Safra 2024/2025.
Murillo Barbosa e Gabriela Costa acompanharam a apresentação de um conjunto de medidas estratégicas para otimizar o escoamento da safra de grãos anunciadas por Silvio Costa filho, Ministro de Portos e Aeroportos, Renan Filho, Ministro dos Transportes, e Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária. O plano, que integra o Novo PAC, prevê investimentos para garantir que a produção agrícola brasileira, estimada em 322,47 milhões de toneladas, seja transportada com mais eficiência e menor custo, fortalecendo a competitividade do agronegócio nacional.
Os portos brasileiros desempenham um papel fundamental no escoamento da carga, sendo as principais vias de entrada e saída do comércio exterior. Os Terminais de Uso Privado (TUP) movimentaram mais de 105 milhões de toneladas de grãos em 2024, com destaque na movimentação realizada pelos terminas autorizados no Norte do país, que carregam mais de 50% do total que passou pelos TUPs. Nessa região, o nosso projeto da Barra Norte, que almeja o aumento do calado, permitirá que os navios transportem quantidades maiores de carga, melhorando a eficiência e diminuindo os custos logísticos no norte do país.
#TUP #portos #barranorte #PAC #safra2025 #logística