Na última quinta-feira, 26/10, o diretor-presidente da ATP - Associação de Terminais Portuários Privados, Murillo Barbosa, teve uma reunião com o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, e o Capitão de Mar e Guerra Coelho Rangel, Chefe do Estado Maior do Comando do 4° Distrito Naval, em Belém- PA. Também participaram os representantes das associadas ATP e autoridades da região.
O objetivo do encontro foi apresentar à Marinha do Brasil os primeiros resultados do projeto #BarraNorte, coordenado pela Associação e patrocinado por algumas associadas, com os levantamentos hidrográficos e batimetria para justificar o aumento do #calado autorizado para navegação na região do rio Amazonas.
Esse levantamento mostrou que, se o limite máximo do calado na Barra Norte do Rio Amazonas passasse dos atuais 11,70 m para 12,50 m, isso possibilitaria um ganho de 6 mil toneladas de grãos embarcadas por navio Panamax. Hoje uma embarcação dessa categoria que passa pelo trecho consegue carregar cerca de 57 mil toneladas de soja/milho. Com o aprofundamento desse trecho e o consequente novo calado, o volume embarcado poderia chegar a 63.400 toneladas, 11,22% a mais do que o atual.
#tup #portosprivados #portos #arconorte