Notícias

    Setor portuário privado ressalta crise de imagem do país e prejuízos contratuais com importadores

    “A greve já traz graves impactos para as exportações brasileiras com a diminuição das chegadas de cargas a importantes terminais portuários privados do país”, afirma presidente da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa.

    90% das exportações do Brasil passam pelas empresas que formam a Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP). Sem o recebimento das cargas, os terminais de uso privado (TUPs) sentem o impacto em suas atividades e, consequentemente, o escoamento do produto brasileiro é atingido.

    O resultado deste cenário é a penúria da sociedade que se vê ameaçada pela falta de provisionamento, não apenas de combustíveis, fator deflagrador da greve, como desabastecida pela falta dos produtos essenciais, como de saúde e saneamento. Outro reflexo da paralisação é a perda de confiança no mercado internacional.

    O atraso do carregamento dos navios nos portos leva à quebra do fluxo logístico, gerando multas contratuais pois as commodities já foram vendidas. Os importadores esperam receber nas datas acordadas em contrato. O prejuízo financeiro está atrelado à fragilização da imagem do Brasil e da competitividade.

     “As commodities, uma vez vendidas, os importadores determinam prazos para a entrega. Quando existe quebra desse fluxo, poderá haver multas contratuais, causando mais do que danos financeiros às empresas, um impacto na imagem do Brasil para o mercado internacional”, alerta Barbosa.

    A expectativa da ATP, junto às empresas associadas, é de que o Governo Federal feche acordo, o mais breve possível, para reverter o quadro de caos instalado. Para a entidade, a situação deve ter um desfecho nas próximas horas para evitar que os prejuízos se tornem irreversíveis para o setor.

     

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 25/05/2018
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF