Notícias

    Sustentar recebe o Ibama para debate sobre Guia de AIA

    Na manhã desta terça-feira (22/03) o Comitê de Sustentabilidade da ATP (Sustentar) recebeu a equipe de licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para uma produtiva reunião virtual com representantes de várias associadas da ATP.

    No encontro, com 40 pessoas, foram apresentadas sugestões e dúvidas sobre o Guia de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA): Relação Causal de Referência de Porto Organizado e Terminal de Uso Privado (TUP), todas debatidas pela equipe do Ibama e associadas.

    O Guia tem por finalidade auxiliar na identificação dos potenciais impactos ambientais decorrentes de empreendimentos de Porto Organizado e Terminal de Uso Privado (TUP), possibilitando um melhor desempenho ambiental dos projetos apresentados ao Ibama e mais previsibilidade e agilidade no processo de licenciamento ambiental federal (LAF). A ATP já tinha reunido as contribuições das suas associadas sobre o documento e enviado para o IBAMA na consulta pública, realizada em fevereiro de 2022.

    Além da troca de ideias sobre o AIA, a reunião foi importante para consolidar a parceria entre a ATP e o Ibama. “Debate como esse é muito importante para aprimorarmos os documentos que elaboramos e possibilitarmos o amplo diálogo. Me coloco a disposição para futuras demandas desse tipo”, afirmou Roberta Cox, Coordenadora de Licenciamento Ambiental de Portos e Estruturas Marítimas do IBAMA. Christiano, coordenador do Sustentar e representante da associada Porto Itapoá, disse estar muito feliz pelo canal aberto a partir dessa reunião “O debate é vital para os novos desafios que se seguem”, disse.

    Ana Paula Gadotti, Coordenadora Técnica da ATP, também ressaltou esse canal aberto. "É muito importante nos aproximarmos do órgão ambiental, criarmos um relacionamento, levarmos as demandas e propormos soluções. Tudo é construído com diálogo!".

     

    Tathiane Mesquita
    Coordenadora de Comunicação / Communication coordinator
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 /
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 22/03/2022
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF