


A ATP - Associação de Terminais Portuários Privados participou do II Seminário Internacional – Transição Energética no Mar: desafios e oportunidades para o Brasil, realizado nesta segunda (10/02), em São Paulo (SP).
O evento reuniu representantes governamentais, empresariais e acadêmicos para debater as diretrizes necessárias à transição energética no transporte marítimo com temas como combustíveis renováveis, sistemas de propulsão, desafios logísticos e o planejamento de políticas públicas para impulsionar a competitividade brasileira no setor.
Murillo Barbosa, diretor-presidente, participou do painel “Infraestrutura Brasileira, Regulação Portuária e Corredores Verdes: aspectos que precisam ser modernizados para viabilizar a transição energética no país, considerando os sistemas multimodais”, promovendo o debate com Flávia Takafashi, Ricardo Trotti, Vinicius Patel, Thiago Figueiredo e Luis Fernando Resano. Murillo argumentou sobre alguns desafios dos terminais privados para essa transição: a preparação dos terminais para receber os novos navios; a descarbonização que deve ser realizada; e como os terminais devem utilizar a indústria da energia ao seu favor.
O Seminário foi uma realização da Fundação Getulio Vargas, BNDES, A.P. Moller - Maersk e Marsalgado Brasil.