Notícias

    Unidade de Vigilância Agropecuária é instalada oficialmente no Porto Itapoá

    O Porto Itapoá recebeu nesta sexta-feira, 24/7, a visita de importantes autoridades e exportadores para comemorar a abertura oficial da Unidade de Vigilância Agropecuária – UVAGRO, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA na sede do Terminal.

    No evento, o Superintendente Federal do MAPA em Santa Catarina, Jacir Massi, assinou em conjunto com o Presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, o contrato de cessão onde o Ministério instala oficialmente a Unidade de Vigilância dentro da estrutura do Terminal.
    image006

    O evento contou com a participação do representante do Ministério da Agricultura, o Coordenador da Vigilância Agropecuária, Ricardo Otoni, da Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, representando o Governador Raimundo Colombo, além dos Deputados Federais Décio Lima e Mauro Mariani, que também é Presidente da Frente Parlamentar Catarinense, dos Deputados Estaduais Ana Paula Lima e Kennedy Nunes, e do representante da Prefeitura de Itapoá, o Secretário de Planejamento Márcio Gonzatto.
    image007

    Nos discursos proferidos durante a cerimônia o reconhecimento do modelo adotado pelo Porto Itapoá, baseado na eficiência e no comprometimento com Clientes e Colaboradores, foi ressaltado por todas as autoridades e, que se associa também com o empenho e dedicação que os órgãos intervenientes que atuam no Terminal também tem mostrado junto ao mercado.

    As operações no Porto Itapoá iniciaram em junho de 2011, e desde então, toda a estrutura de vigilância agropecuária no Terminal era atendida pela equipe lotada em São Francisco do Sul. Mesmo com esta condição o atendimento dos agentes do MAPA em Itapoá sempre foi pautado na condução responsável, com agilidade e eficiência nas inspeções e liberações das cargas. Agora, com a unidade instalada no próprio Porto, este processo tende a ficar ainda mais rápido e contribuir significativamente para que os Clientes, especialmente exportadores, consigam mais rapidez na movimentação de suas operações.

    Patrício Junior, Presidente do Porto Itapoá, trouxe à tona os desafios diários que um Terminal Portuário possui, na administração da satisfação do Cliente e, ao mesmo tempo, na gestão das parcerias necessárias com os órgãos intervenientes para que todos trabalhem em prol do desenvolvimento do País. “Hoje, estamos comemorando o fruto da parceria construída junto ao Ministério da Agricultura nos últimos quatro anos. Mesmo sem uma estrutura formal dentro do Terminal, os servidores do MAPA sempre fizeram parte do time do Porto Itapoá, prestando, dentro de suas condições, o melhor serviço possível. Trabalhamos e crescemos muito nesses quatro anos, e sempre tivemos a colaboração dos servidores do MAPA, vindos de vários lugares do Brasil para atuar em nosso Terminal. Agora, esta eficiência deve se tornar ainda mais visível aos olhos dos Clientes que terão em Itapoá um dos menores tempos de liberação de cargas entre os portos brasileiros”, comemora Patrício.

    O Superintendente Federal do MAPA em Santa Catarina, Jacir Massi, destacou que o Ministério tem exercido papel fundamental no controle e gerenciamento das cargas que operam nos portos brasileiros e, que somado a isso, vem contribuindo assiduamente com todos os recintos que utilizam o sistema de vigilância agropecuária. “Se hoje o Brasil é um dos destaques mundiais na exportação de cargas de origem animal ou vegetal, muito se deve à disposição e presença do Ministério da Agricultura e a sempre saudável relação com portos, aeroportos e recintos alfandegados nos quais estamos presente, trabalhando juntos e associando responsabilidade, atendimento à legislação, agilidade e eficiência logística”, afirma Jacir.

    Até a abertura da UVAGRO-Itapoá, as cargas que exigiam inspeção física do Ministério da Agricultura, poderiam levar até sete dias para serem liberadas, dependendo dos casos. Hoje, com a unidade instalada no Porto, a maior parte das cargas poderá ser atendida no mesmo dia da chegada do contêiner e, em um dia estaria pronta para o embarque. Logicamente, as condições documentais, físicas e sanitárias da carga precisam atender as exigências do Ministério, e da Legislação, solicitadas em todos os portos brasileiros.

    A agilidade na liberação das cargas inspecionadas pelo MAPA é uma demanda sempre em pauta para as empresas exportadoras que, nos últimos anos, têm sugerido a ampliação dos quadros de fiscais nos portos brasileiros. Reivindicação essa que é somada aos esforços dos terminais. Dentro desta realidade, o Presidente do Porto Itapoá defendeu que a estrutura fiscal do País precisa ser olhada com bastante atenção pelos Governos. Patrício destacou que a estrutura da ANVISA, por exemplo, ainda carece de mais profissionais. Em Itapoá, por exemplo, um único agente é responsável pela liberação de todas as cargas de Itapoá e São Francisco do Sul. Devido a este dedicado profissional é que tanto Itapoá como São Francisco do Sul não paralisaram suas operações até hoje.

    O Presidente lembrou que Itapoá está prestes a iniciar sua ampliação, onde terá capacidade para movimentar 2 milhões de TEUs por ano e, uma ação imediata de parceria dos Governos Federal e Estadual seria a melhor solução a curto prazo.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 27/07/2015
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF