Artigos

    Na Mídia

    Uma década da Nova Lei dos Portos e da emancipação dos

    Neste ano, a lei 12.815/2013, também conhecida como Nova Lei dos Portos, completa 10 anos de existência e, junto com ela, a ATP – Associação de Terminais Portuários Privados também celebra sua década. Apesar da figura dos terminais privados...
    Leia mais

    A relevância do setor portuário nacional para o novo

    O segmento portuário está de parabéns pelas recentes indicações daqueles que, nos próximos anos, serão os responsáveis pela formulação da política pública para o nosso setor bem como na atuação como o Poder Concedente. Temos questões...
    Leia mais

    Por que as poligonais estão, ou melhor, estavam crescendo?

    Até a promulgação da Lei Federal 12.815/2013, a área do porto organizado não tinha a importância dos dias atuais. Conviviam dentro dela arrendamentos, instalações portuárias de uso privado e até ruas, praças e igrejas. A área do...
    Leia mais

    Dois anos de DATaPort: Lições sobre os dados do setor

    Em julho de 2020, a Associação de Terminais Portuários Privados - ATP lançou a sua primeira plataforma de dados do setor portuário: o DATaPort. Inicialmente conjecturado para a oferta de informações dos Terminais de Uso Privado (TUPs), o...
    Leia mais

    Às vezes a melhor estratégia é começar pelo fim

    Os Terminais de Uso Privado (TUP) são grandes demandantes de postos de trabalho (qualificado, claro), empregam perto de 55 mil pessoas espalhadas do Oiapoque ao Chuí, possuem programas de treinamento e qualificação de excelência e, certamente,...
    Leia mais

    Modelo único de concessão não está alinhado com

    O sistema portuário brasileiro é, sem dúvida, complexo. Convivemos com dois regimes jurídicos distintos: o porto público, com seus arrendamentos, e as instalações portuárias de uso privado. Quem lê as análises dos articulistas,...
    Leia mais

    TCU e a continuidade do processo de desestatização da

    Ao apagar das luzes de 2021, o Tribunal de Contas da União decidiu, por unanimidade, autorizar o Ministério de Infraestrutura a dar continuidade ao processo de desestatização da Codesa-ES, que compreende os portos organizados de Vitória e Barra...
    Leia mais

    A desestatização dos portos leva à mesa incertezas de um

    A desestatização dos portos leva à mesa do empresariado as incertezas de um modelo que terá duração mínima de 35 anos. A justificativa: baixa eficiência da gestão pública e da verba pública, prejuízos ou resultados insuficientes,...
    Leia mais
    Image
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 Bloco J Torre B Sala 701 - Ed. Clésio Andrade
    CEP: 70.070-944 - Brasília/DF